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Como o outsourcing de TI ajuda a otimizar e impulsionar os processos da área?

Colaborador que trabalha com Outsourcing de TI em um computador, programando com a ajuda de um tablet.

O termo outsourcing se refere à terceirização, onde empresas contratam outras empresas, equipes e/ou profissionais de fora para realizar tarefas, operações e processos específicos. Ele pode se aplicar a diferentes setores de negócios, sendo ainda mais relevante à área tecnológica. Assim, os profissionais contratados cuidam de várias tarefas operacionais, enquanto a equipe interna foca em seu core business.

Nesse processo, é possível fazer atualizações de tecnologias, migrações de infraestrutura, projetos importantes podem ser desenvolvidos e a empresa pode efetivamente abraçar a transformação digital. Além disso, o desenvolvimento de software tende a ser mais inovador, preciso e ter custos mais baixos de acordo com o contexto.

Esses são apenas alguns dos benefícios do outsourcing de TI. Neste post, apresentaremos outros detalhes sobre o assunto.

Qual a diferença entre outsourcing e insourcing de TI?

A diferença entre outsourcing e insourcing de TI é que o primeiro se refere à contratação de pessoas de fora da empresa, delegando-se áreas, processos e projetos inteiros. Enquanto isso, o segundo se refere à realização dessas tarefas pela própria equipe interna.

Por isso, o insourcing exige a contratação de um número maior de pessoas para trabalharem na empresa. Além disso, é comum que o negócio precise reprojetar os processos e investir em novos equipamentos.

Isso porque toda a execução das atividades no insourcing é feita pela própria equipe da empresa. Portanto, é preciso oferecer todos os recursos físicos necessários, uma governança de TI bem estruturada, além de pessoal de RH qualificado para contratação específica de profissionais de TI, o que pode exigir revisão de muitos fluxos de trabalho.

Todo esse processo faz com que gastos e vínculos empregatícios sejam maiores. Portanto, o custo fixo e operacional da empresa é mais elevado, requerendo atenção maior com aspectos financeiros, além de questões de gestão e retenção de talentos.

Em contrapartida, o outsourcing de TI traz flexibilidade e permite que a empresa pague somente pelos projetos contratados ou equipes alocadas. Dessa forma, a demanda pode oscilar sem haver impactos financeiros fixos significativos para o negócio.

Quais são as vantagens do outsourcing de TI?

O outsourcing de TI oferece diversas vantagens. Confira algumas, a seguir!

1. Foco no negócio e otimização do tempo

Empresas que investem em outsourcing conseguem ter maior foco em seu core business e na geração de valor. Isso ocorre porque os processos necessários para a operação continuam sendo executados e os projetos saem do papel sem tomar tempo da equipe interna. 

Consequentemente, isso os deixa livres para investir seu tempo e energia no que faz mais sentido estratégico para o negócio. Ou seja, com esse modelo, é possível fazer tudo que se deseja quando a limitação é tempo e pessoal.

2. Recrutamento e redução de custos

Em vez de recrutar mais pessoas, o outsourcing de TI permite que você tenha toda a demanda atendida sem necessitar executar esses processos, evitando gastar com:

  • divulgação de vaga;
  • seleção;
  • onboarding;
  • treinamento;
  • acompanhamento;
  • retenção;
  • entre outros.

O recrutamento também exige gasto de tempo e investimentos com recursos, materiais e equipamentos. Pois, quando contratamos uma única pessoa de TI, não precisamos apenas do colaborador escolhido, mas também de itens como:

  • uma estação de trabalho inteira com um computador potente;
  • um bom monitor;
  • mouse;
  • teclado;
  • mousepad;
  • e muito mais.

Inclusive, é indispensável considerar todo o processo de integração dessa pessoa a uma equipe e cultura nova. Portanto, a terceirização de desenvolvimento de software no modelo outsourcing gera uma redução de custos significativa, já que tudo fica a encargo do parceiro estratégico contratado.

3. Segurança e experiência

Ter uma empresa especializada em desenvolvimento de software é mais seguro do que contratar pessoas para executar a mesma atividade. Além de estar contratando uma equipe com processos de alto padrão já definidos, ainda existe todo o processo de garantia sobre os serviços prestados. Essa é uma forma de garantir que a qualidade e os prazos serão cumpridos, e que todas as demandas e requisitos definidos sejam atendidos.

Obviamente, é necessário encontrar um parceiro confiável e com know-how nas tecnologias e contextos desejados. Isso significa algum esforço em pesquisas e análises, que acaba sendo bem menor do que o esforço para a montagem de uma equipe interna. Mas, vencida essa etapa, o trabalho envolvido será apenas definir o que delegar e acompanhar as entregas e resultados. 

4. Tecnologias atualizadas

O trabalho em TI requer atualizações e manutenções constantes, o que é difícil e custoso para um negócio manter. Com um parceiro estratégico, você garante que todos os updates serão realizados de maneira segura e em uma janela adequada de tempo. Assim, há um diferencial competitivo relevante, que assegura a qualidade do produto final, além da maior segurança e menor risco de ter que lidar com tecnologias depreciadas.

5. Redução de riscos

Os profissionais terceirizados na TI têm qualidade, domínio e o know-how necessário ao trabalho, além de estarem sob a garantia de um serviço prestado. Dessa forma, os riscos com relação à qualidade e entregas do projeto diminuem.

Basta implementar uma boa comunicação para o parceiro entender o que você precisa e colocar em prática. E, em muitos casos, esse formato de comunicação já vem definido pela equipe terceira ou terá alguém responsável para facilitá-lo.

6. Redução de despesas com manutenção da equipe

Ao optar pelo outsourcing de TI, torna-se desnecessário ter uma equipe na empresa (ou aumentar a atual) para desenvolver novos projetos e realizar outras atividades relacionadas à tecnologia. Isso significa que há menos despesas com treinamento especializado, retenção e contratação.

Esse orçamento pode ser destinado para outras áreas ou para equipes internas já existentes. Sem contar que a rentabilidade e margem de lucro do negócio tendem a aumentar devido à redução de gastos fixos.

7. Implantação ou melhora dos processos de TI

Uma vez escolhendo uma empresa parceira que tenha seus processos bem definidos e estruturados, uma governança de TI com as melhores práticas do mercado, que garanta eficácia e eficiência, é possível aproveitar tal conhecimento para implantá-lo em sua empresa ou até mesmo aprimorar pontos de dor conhecidos.

Uma equipe externa com um bom processo pode ajudar em assuntos como:

  • gestão dos códigos;
  • automação de processos com CI/CD;
  • cultura de qualidade;
  • processos ágeis;
  • pesquisa e inovação com UX;
  • práticas e ferramentas para lidar com LGPD e segurança. 

Qualquer tipo de conhecimento que sua equipe não tenha pode ser aprendido com um trabalho mais próximo ao parceiro que já tenha um processo definido e conhecimento nas áreas desejadas.

Quais são os tipos de contratos de terceirização em TI?

Os contratos de terceirização devem considerar a necessidade de cada contexto, considerando o escopo e a maturidade do projeto, do contexto cultural da empresa, a volumetria de demanda e o know-how necessário. De acordo com cada necessidade podemos dividir a terceirização nos três seguintes tipos:

Body shop ou staff augmentation

Consiste na alocação de profissionais de TI para trabalharem como profissionais internos; ou seja, estão sob a gestão da sua empresa mas não são colaboradores da sua empresa.

Este modelo é uma forma de misturar a terceirização com o insourcing, que pode valer a pena quando se quer um profissional específico para uma posição específica por um tempo limitado. Comumente usado para suprir perdas na equipe interna enquanto se faz um processo de contratação para reposição.

As vantagens desse modelo são:

  • custo com o profissional ocorrerá apenas enquanto estiver alocado;
  • redução no tempo e nos custos no processo de contratação;
  • facilidade para redução da equipe ao desligar os profissionais nessa modalidade.

Em contrapartida, algumas desvantagens são:

  • o profissional vem de uma cultura diferente da cultura da sua equipe, podendo destoar no comportamental e nos processos. Para evitar esse malefício é necessário investir em onboarding com foco em aculturamento. Basicamente um aumento de esforço para o RH e para a equipe que receberá este profissional;
  • para diminuir o investimento no onboarding, será necessário um processo de seleção, o que costuma ser menor do que o processo de contratação interno direto. Mas, ainda assim, será necessário investir esforços para cada profissional contratado nesta modalidade;
  • se a empresa não tem processos bem definidos ou uma cultura bem estabelecida e adequada, essa nova pessoa, por mais que tenha experiência e trabalhe com qualidade, ficará limitada pelo ambiente que será inserida;
  • em caso de desligamento, ainda existem riscos trabalhistas, principalmente se a pessoa trabalhou na modalidade PJ enquanto prestava serviços para sua empresa.

Entenda se “Body Shop de TI vale a Pena” em nosso artigo específico sobre o assunto.

Time dedicado

Imagine que você precisa desenvolver um novo produto digital que resultará na construção de um app e um portal. No entanto, você ainda precisa fazer toda a parte de pesquisa, prototipação, definição das tecnologias, impossibilitando uma contratação de escopo fechado no momento.

Porém, além de ter que começar o quanto antes, o seu time interno (se existir) ainda não tem as habilidades necessárias para esse tipo de desenvolvimento e já tem muita demanda que precisa lidar. Como resolver esse dilema?

E se você pudesse contar com uma equipe de outra empresa especializada em projetos digitais para te ajudar em tempo integral a estruturar o projeto, fazer as pesquisas necessárias, definir as tecnologias, implementar o projeto, mantê-lo e, de quebra, ensinar sua equipe todos esses processos e tecnologias? Esse é o modelo de time dedicado.

As vantagens desse modelo são:

  • o custo com essa equipe ocorrerá apenas enquanto estiver alocada;
  • escolhendo uma empresa adequada para o serviço, você pode ter os melhores processos de desenvolvimento de software do mercado;
  • paralelização de demandas;
  • custo variável de acordo com o volume de demandas;
  • absorção de conhecimento conforme a proximidade com a equipe externa;
  • gestão do conhecimento na equipe terceira;
  • garantia na prestação de serviço.

No entanto, também podemos ver algumas desvantagens, como:

  • se for do interesse a aproximação da equipe interna e externa, será necessário a definição de um protocolo de comunicação ou uma estruturação para aprendizado adequado;
  • necessidade de investir esforço para escolha do fornecedor adequado;
  • se não houver uma equipe interna para absorver o conhecimento, pode ocorrer a perda do conhecimento necessário quando a equipe externa for desalocada.

Contrato por escopo

Caso você tenha um projeto bem definido, com requisitos claros e regras bem definidas, mas sua equipe não tem como fazer esse desenvolvimento — pois já estão muito atarefados, por exemplo — essa é uma boa opção. Você pode delegar esse projeto de maneira específica para outra empresa.

Essas empresas são frequentemente chamadas de fábricas de software, onde você contrata a produção de um sistema específico com um conjunto de regras e, junto à empresa terceira, define um tempo e um custo de execução para a entrega.

Esse modelo é chamado de escopo fechado, pois é definido exatamente o escopo (ou as funcionalidades) que o sistema deve contemplar ao ser entregue.

As vantagens desse modelo são:

  • previsibilidade de custo;
  • paralelização de demandas, visto que é possível contratar múltiplos projetos de escopo fechado;
  • garantia na prestação de serviço.

Aqui, algumas desvantagens podem ser, por exemplo:

  • após a entrega, a empresa tem que ter uma equipe em condições técnicas de continuar mantendo o sistema entregue. Do contrário, precisará acionar o fornecedor sempre que precisar fazer qualquer alteração, mesmo que pequena;
  • necessidade de investir bastante esforço para especificar o projeto em um altíssimo nível de detalhes;
  • necessidade de investir esforço para escolha do fornecedor adequado, pois não é incomum que fornecedores atrasem as entregas dos projetos nessas modalidades — ou então não seguir todos os requisitos definidos inicialmente.

Independentemente do tipo escolhido, é fundamental selecionar o parceiro certo para os seus projetos. A Tokenlab é uma empresa de transformação digital e especialista em outsourcing de TI.

Inclusive, é pioneira no desenvolvimento mobile no Brasil. Atualmente, atua com:

  • web;
  • mobile;
  • UI/UX design;
  • carteiras digitais;
  • Internet of Things (IoT);
  • e muito mais

Assim, consegue executar todas as etapas do desenvolvimento de software.

Com mais de dez anos de experiência, a Tokenlab trabalha com o cliente durante toda a jornada para alcançar os melhores resultados.

Além disso, oferece desde a ideação e estratégia até a manutenção e evolução dos produtos digitais. Toque no link e agende uma apresentação mais detalhada para entender como seu negócio pode se beneficiar com os serviços da Tokenlab!

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