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O que faz um UX Designer e por que é tão importante

Mão masculina fazendo anotações em blocos de nota coloridos.

Antes de compreender o que faz um UX Designer, é importante saber como o usuário influencia no sucesso de uma empresa que visa encantar seus clientes.

Por atender às necessidades das pessoas, uma abordagem focada na usabilidade ajuda a melhorar a percepção sobre o produto, serviço ou marca. O valor do design UX vai muito além da criação de produtos bonitos e fáceis de usar.

Em termos de sucesso de marca, há uma grande diferença a ser observada entre as empresas que priorizam o UX e as que o negligenciam. Depois, há o aspecto humano e uma reflexão sobre o valor do UX para os clientes que interagem com os produtos e serviços em questão. Nesta postagem, especificamos o que é um UX Designer e sua importância.

O que é um UX Designer?

A Experiência do Usuário (UX) pode ser definida como qualquer interação que uma pessoa tenha com um produto ou serviço.

O objetivo do design UX é fornecer uma experiência intuitiva, eficiente e relevante. Assim, o UX Designer se concentra em ter uma compreensão profunda dos usuários, o que eles precisam, o que eles valorizam, suas habilidades e suas limitações, além de também considerar as metas e objetivos de negócios da empresa.

É importante notar que, embora esses profissionais possam ter seu foco predominante em construir a melhor experiência amigável possível, eles não estão limitados apenas ao produto em que estão trabalhando.

O ponto crucial do papel está em ter empatia com seu usuário e trabalhar para criar produtos que sejam naturais para os usuários lidarem, levando o público do ponto A ao ponto B de maneira satisfatória.

Por que um UX Designer é importante para o sucesso de um negócio?

O UX Design em termos de negócios é essencialmente como os consumidores desfrutam do seu produto ou serviço e qual a probabilidade deles retornarem a esta experiência.

Mesmo no nível mais básico, a experiência do usuário está no centro de todo negócio de sucesso.

É um princípio muito simples: quando a empresa toma conta dos seus usuários, a chance de fidelizá-los é ainda maior.

Ao mesmo tempo, por algum motivo ilógico, a UX costuma ser negligenciada pelas empresas. Isso é surpreendente, pois quando eles têm um contato ruim com um produto ou serviço, todo o planejamento e investimento será duramente prejudicado.

Afinal, o objetivo do UX Design é entregar exatamente o que os clientes precisam, mas do jeito mais intuitivo e usável. Assim, a satisfação geral dos usuários com o produto, sua maior lealdade e defesas à marca refletirão na receita (ou em outros critérios de sucesso comercial).

Não há lugar para soluções que não agregam valor aos negócios. Um ótimo designer de UX conseguirá vincular os objetivos do usuário aos objetivos de negócios para que tanto os usuários quanto a empresa colham benefícios.

Quais são os papéis que um UX Designer exerce na empresa?

Existem alguns aspectos-chave no processo de UX — um conjunto de atividades e responsabilidades principais — que compõem a maioria do trabalho diário de um UX Designer. Conheça os papeis que esse profissional pode desempenhar na empresa:

Pesquisa

Muitas pessoas não estão cientes de quanta pesquisa UX envolve. A pesquisa é crucial para entender as pessoas e suas necessidades individuais.

Esse estudo, geralmente, concentra-se no comportamento, motivações e necessidades do usuário para ajudar o UX Designer a identificar quais oportunidades existem em um determinado mercado ou contexto.

Entre os métodos de pesquisa mais comuns, geralmente usados para coletar informações e insights sobre os usuários-alvo, estão a coleta de dados, entrevistas com usuários e grupos focais. 

Desenvolvimento de persona

O desenvolvimento de personas é outra fase crucial do processo de UX. Durante esta fase, os UX Designers consolidam e interpretam suas descobertas para construir personas representativas com base em padrões e semelhanças extraídos de suas pesquisas.

Cada persona comunica as informações demográficas, suas motivações, necessidades, possíveis respostas de um usuário em potencial e qualquer outra coisa que precisem considerar. Esta é uma ferramenta útil que ajuda a organização a obter uma imagem mais clara de para quem eles estão criando e oferecendo o produto ou serviço.

Estruturação e construção de produto

O UX designer também utiliza ferramentas e recursos que estruturam a construção de produtos, visando organizar e documentar informações para o time de desenvolvimento. 

Uma dessas ferramentas é o sitemap, empregada para ver o aplicativo ou site em sua totalidade em um organograma, tendo uma visão geral de todos os passos que o usuário pode seguir. Portanto, permite visualizar o tamanho e complexidade das soluções propostas.

Na mesma linha temos o fluxo de usuário, no qual especifica todos os passos que o usuário  percorre enquanto navega através do site ou aplicativo.

Outro recurso importante é a arquitetura da informação (AI), sendo uma representação visual da infraestrutura, recursos e hierarquia do produto. AI também pode incluir navegação, funções, comportamentos do aplicativo, conteúdo e fluxos.

De forma geral, todos esses recursos e ferramentas visam organizar o conteúdo para que os usuários se ajustem facilmente às funcionalidades do produto e possam encontrar tudo o que precisam sem grandes esforços.

Wireframing

Como uma das primeiras etapas para a construção de um sistema, os UX Designers criam wireframes — esboços de design de baixa fidelidade que representam diferentes telas ou estágios do produto ao longo da jornada do usuário.

Wireframes incluem representações simples de elementos de design de interface do usuário (UI), que servem como um guia para discussões acerca da solução proposta e criação do design de alta fidelidade.

Prototipagem e design de alta fidelidade

Os protótipos representam o produto com maior fidelidade se comparados aos wireframes, e pode ser utilizado para testes de usuários e para ilustrar o produto para a equipe de desenvolvimento.

Os UX Designers criam esses protótipos para ter uma aparência, funcionalidade e variedade de recursos muito semelhantes ao produto final que será entregue.

Alguns protótipos ​​permitem que os usuários interajam com o produto durante um teste, possibilitando aos UX Designers experimentarem variações práticas da experiência e identificarem áreas para melhoria antes mesmo do produto ser desenvolvido.

Teste com usuários

Existem várias maneiras pelas quais os UX Designers podem testar produtos. O teste com usuários permite que interajam com um protótipo do produto para analisar sua acessibilidade, usabilidade e intuitividade.

Existem métodos como eye tracking, entrevistas, análise de mapas de calor, teste A/B, grupos de foco, testes de usuário moderados e testes de usuário não moderados. Qualquer metodologia escolhida dará feedbacks valiosos sobre o que está e o que não está funcionando. Por esses motivos, é uma etapa crucial para identificar quais mudanças devem acontecer à medida que você avança no desenvolvimento do produto ou serviço.

Como contratar um UX Designer?

Em nosso mundo cada vez mais digital, a procura por UX Designers é cada vez maior. Porém, antes de contratar esse profissional, avalie as habilidades que faltam para melhorar o trabalho realizado pela empresa.

Além disso, avalie a formação e a experiência do profissional para identificar se ele entenderá seu negócio e as necessidades dos seus clientes. Com base nessa compreensão, o UX Designer poderá ajudar a organização a entregar o que precisa.

Outra possibilidade é contar com a ajuda externa de empresas que consigam fornecer esse serviço, já tendo processos definidos e profissionais experientes.

Se a sua empresa precisa atuar com UX e/ou quer impactar de maneira mais significativa a forma com que seus clientes interagem com seu produto ou serviço, a Tokenlab é uma excelente opção. Que tal falar com um de nossos especialista?

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