
A Transformação Digital no cenário empresarial é um movimento inevitável que impacta diretamente no desenvolvimento das organizações.
Se você quer garantir um futuro sustentável para sua marca, fazer investimentos na digitalização é uma necessidade. Uma abordagem disruptiva ajuda a instituição a se envolver com os consumidores, melhorar a eficiência operacional, reduzir o tempo necessário para levar produtos ou serviços ao mercado e impulsionar a inovação.
Especialistas da IDC preveem que, até 2025, os gastos com medidas de transformação digital cheguem a US$ 2,8 trilhões globalmente, mais que o dobro do montante em 2020. Esse investimento apoiará as instituições na busca por um planejamento holístico para pessoas, processos, tecnologia, dados e governança.
Neste artigo, conheça mais sobre o assunto e os motivos para sua empresa fazer investimentos nessa área. Vamos lá?
O que é a Transformação Digital?
Como a Transformação Digital difere para cada companhia, pode ser difícil identificar uma definição que se aplique a todas.
No entanto, em termos gerais, definimos como a integração da tecnologia nas áreas de negócio, resultando em renovações na forma como as organizações operam e como elas agregam valor aos clientes.
Além disso, é uma mudança cultural que exige que as instituições desafiem o status quo, experimentem com frequência e aprendam com o fracasso.
Isso significa desapegar de processos de longa data nos quais as empresas foram construídas e abrir espaço para práticas relativamente novas e tendências emergentes.
Quais são os pilares da inovação digital?
Para a Transformação Digital ser bem-sucedida, as organizações precisam focar em alguns pilares além da tecnologia. Abaixo, veja quais são eles.
1. Cliente
As inovações estão mudando a forma como nos conectamos e criamos valor para os consumidores. Na era digital, o relacionamento dos consumidores com as marcas e instituições é diferente e deve ser a base para entender o mercado.
2. Dados
Os dados precisam ser vistos e usados como um ativo estratégico nos negócios. Atualmente, eles estão sendo gerados em uma quantidade sem precedentes a partir de conversas com clientes, mídias sociais, dispositivos móveis e outros pontos de contato.
3. Inovação
A inovação pode ser definida como uma centelha repentina de criatividade que leva à criação de algo novo e transformador. Assim, requer um espaço de comunicação aberta, colaboração e liberdade para que possa surgir.
Ela deve ser constante para um negócio promover seus produtos ou serviços de formas surpreendentes aos seus clientes. A inovação também impulsiona a transformação digital, permitindo abrir espaço para a resolução de problemas com abordagens diferentes.
4. Valores
A percepção de valor do consumidor pode mudar rapidamente e a concorrência está sempre procurando novas maneiras de fornecer isso. Portanto, é um dos pilares das novas abordagens nesse mundo digitalizado, visando acompanhar a evolução das exigências do mercado.
Quais as principais tendências da era digital?
A Transformação Digital é uma jornada ininterrupta que exige que as instituições se adaptem continuamente e evoluam para atender às necessidades dos clientes. Para ajudar seu empreendimento a conquistar ou se manter na liderança, conheça as principais tendências que moldarão os negócios nos próximos anos.
Internet das coisas
A Internet das Coisas (IoT) é definida como um sistema de objetos físicos inter-relacionados, sensores, atuadores, objetos virtuais, pessoas, serviços, plataformas e redes que têm identificadores separados e uma capacidade de transferir dados de maneira independente.
Exemplos práticos incluem as casas inteligentes, que facilitam o dia a dia das pessoas ao oferecerem uma série de recursos que otimizam o tempo e proporcionam mais conforto. Além disso, os desenvolvimentos em IoT trazem oportunidades de aperfeiçoar a eficiência, a produtividade e a segurança para muitas empresas.
Computação em Nuvem
Na era digital, a implementação de dispositivos digitais, aplicativos, armazenamento digital e muito mais permitiu que as empresas mudassem seus processos para envolver os clientes de forma mais completa.
Assim, a computação em nuvem e a transformação digital permitem que dados, anteriormente armazenados em hubs físicos na propriedade da empresa, sejam transferidos para uma rede de servidores baseada na Internet. Como resultado, manutenção, análise, gerenciamento, processamento e muito mais podem ocorrer virtualmente.
Blockchain
Blockchain trata-se de um banco de dados virtual armazenado em uma rede onde cada usuário na rede tem uma cópia local. A estrutura descentralizada, combinada com o uso de procedimentos criptográficos, garante que nenhuma informação possa ser manipulada por pessoas não autorizadas.
Além disso, processos que armazenam e transferem informações em um blockchain oferecem níveis altos de segurança. Com base nisso, você tem a possibilidade de implementar transações automatizadas com rapidez em diferentes áreas de negócio.
5G
Com a promessa de velocidades rápidas, baixa latência e altos níveis de confiabilidade, o 5G terá um grande impacto na transformação digital nos próximos anos. Essa tecnologia é um divisor de águas quando se trata de conectar vários recursos sem fio.
O 5G permite que as instituições removam as conexões físicas, transmitam conteúdo de vídeo de alta definição em tempo real e forneçam experiências aprimoradas de banda larga móvel para os consumidores. Além disso, possibilitará criar experiências altamente imersivas com realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).
Automação
As organizações aumentam o ritmo de transformação digital automatizando seus procedimentos. Conforme o Fórum Econômico Mundial, 80% dos CEOs estão acelerando os esforços para digitalizar procedimentos e implementar novas tecnologias. Também podemos esperar automações em outros setores, como varejo, indústria, agro e cibersegurança.
Motivos para começar a investir na Transformação Digital da sua empresa
Não importa sua área de negócio, prosperar na economia e no ambiente cultural de hoje significa abraçar canais digitais e tecnologias emergentes. A Transformação Digital é fundamental para a continuidade de qualquer marca. Aqui estão razões fundamentais para investir na digitalização dos negócios.
1. Diminuição de processos manuais
A tecnologia pode ser utilizada para substituir processos manuais em diversas áreas, desde prospecção de clientes via internet até a automação da manufatura, além de processos administrativos e controle de documentos e estoque. Com isso novas estruturas de trabalho serão necessárias, onde ocorrerão alterações nas responsabilidades, procedimentos e organização das equipes existentes.
Porém, apenas a digitalização e automação de processos não resultarão em exponencialidade de resultados, por isso a transformação digital vai além da sobreposição de processos manuais, pensando em como potencializar o negócio liberando as pessoas para atividades mais criativas e estratégicas.
2. Aumento da qualidade do serviço oferecido
O objetivo da Transformação Digital é aperfeiçoar a qualidade do serviço para conquistar resultados incríveis. Embora essa mudança seja realizada por meio da tecnologia, tem foco em satisfazer o consumidor.
Com isso, os esforços começam a ser direcionados na padronização e otimização dos processos. Portanto, todos os níveis da operação terão a qualidade aumentada drasticamente.
3. Melhora na satisfação do cliente
A partir de uma melhor gestão e análise de dados, é possível prever os comportamentos e desejos dos consumidores e atender suas necessidades de maneira pró-ativa, reduzindo o tempo de entrega, ofertando produtos em momentos mais propícios, aumentando a qualidade da interação deles com as marcas e etc.
Esse tipo de investimento na satisfação do cliente se torna um diferencial competitivo a partir do momento que o cliente se identifica tanto com a marca que passa a ser um ativista da mesma, falando dela e recomendando-a para seus círculos de atuação. Hoje existem empresas com estruturas e filosofias totalmente focadas nesse tipo de leitura de mercado e a fidelização até o ativismo de seus clientes, resultando em uma identidade de marca mais forte e aumento nas vendas.
4. Maior segurança
Com as transformações digitais, as organizações implantam todos os tipos de novas ferramentas e serviços inovadores.
Antes dessas mudanças, a infraestrutura de TI típica era um ambiente controlado centralmente com perímetros fechados, dispositivos e data centers locais nos quais grande parte dos dados de propriedade da empresa estavam hospedados.
Tudo isso evoluiu para uma entidade extensa e essencialmente sem fronteiras, composta por serviços em nuvem, dispositivos e aplicativos móveis, locais de trabalho remotos, componentes de computação de ponta, IoT e etc, trazendo muitos riscos de segurança aos dados e sistemas das companhias, como temos acompanhado nas notícias de vazamentos de dados de tantas empresas conhecidas no mercado.
Com isso, empresas que querem sobreviver e se sobressair no mundo digital precisam, invariavelmente, investir em estruturas mais robustas e seguras, contratando consultorias externas ou criando áreas e departamentos inteiros apenas para cuidar de assuntos relacionados à cibersegurança.
5. Aumento da produtividade
A transformação digital não é real, a menos que os colaboradores tenham sucesso com todos os serviços e ferramentas de colaboração. Assim, as equipes precisam ser capacitadas e motivadas para se tornarem mais produtivas.
A cultura certa — uma mistura de pessoas, tecnologias e práticas — impulsiona a eficiência, otimiza o desempenho e cria ambientes de trabalho harmoniosos e eficientes.
6. Novas oportunidades de negócio
A partir de todo esse universo de possibilidades tecnológicas, que aumentam a produtividade das operações, potencializam as pessoas para atuar de maneira estratégica e consegue prever o comportamento e desejo dos consumidores, é possível encontrar novas dores de mercado a serem resolvidas e novas possibilidades de negócio.
E não é preciso reinventar a roda, um exemplo simples é analisar quais outros serviços seus atuais clientes estão dispostos a consumir e que você, com uma operação otimizada, possa oferecer.
Não é incomum vermos novos vórtices de inovação surgindo de startups e que alteram o funcionamento de mercados estruturados há muito tempo. Sendo assim, empresas de todos os tamanhos têm investido e tendo sucesso para ter grandes resultados olhando negócios já existentes de outra forma ou pensando em novas possibilidades de atuação, que só são possíveis com as empresas inseridas no cenário digital.
7. Redução de custos
A transformação digital trabalha diretamente na eficiência e na eficácia, otimizando a utilização de recursos e nos dando dados para tomadas de decisão mais assertivas.
Não é segredo que uma operação mais eficiente, que pode rodar 24×7 e com menos erros humanos é uma redução de custo considerável. Porém, a transformação digital vai além, dando informações para saber onde melhor investir recursos e explicitando áreas e operações que possam não estar entregando tudo que poderiam ou deveriam.
Além disso, o custo de tomadas de decisão erradas, muitas vezes apenas por ter poucas informações à disposição, também é bastante danoso quando se trata de custos. A transformação digital nos ajuda na captação dos dados certos e em sua análise, tornando possível tomar as melhores decisões de forma embasada e assertiva, evitando investimentos desnecessários e/ou diminuindo os riscos nas tomadas de decisão.
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