
Ter uma gestão ágil e que possa responder a mudanças de um mercado cada vez mais competitivo tornou-se quase que imprescindível para qualquer empresa que trabalhe com produtos digitais.
A concorrência de novos players de mercado e empresas consolidadas que buscam manter e aumentar sua base de clientes faz com que a busca por evolução do produto seja realizada de forma relativamente diferente do que se realizava anteriormente: equipes devem ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, entregando produtos de alta qualidade em um curto espaço de tempo.
Gestão ágil tem como objetivo aumentar a eficiência e a eficácia do processo de desenvolvimento. Essa abordagem é baseada em um conjunto de valores e princípios definidos no Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, criado em 2001.
A abordagem ágil prioriza a entrega contínua de software funcional e valioso em ciclos curtos e frequentes de desenvolvimento, permitindo assim uma resposta mais rápida e eficaz às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Para isso, a abordagem ágil promove a colaboração interdisciplinar, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, enfatizando a importância da flexibilidade, da adaptação e da melhoria contínua.
Algumas das principais práticas ágeis incluem o Scrum, o Kanban e o Lean Startup, que promovem a organização do trabalho em sprints (ciclos de interação para planejamento, desenvolvimento, inspeção e adaptação), a priorização de tarefas, a automação de processos, a realização de testes automatizados e a coleta de feedback constante.
A agilidade em tecnologia, e por consequência uma gestão ágil, tem se mostrado cada vez mais importante, já que o mercado está em constante evolução e as necessidades dos clientes mudam rapidamente. A gestão ágil permite que as empresas se adaptem rapidamente a essas mudanças e ofereçam produtos de alta qualidade que atendam às necessidades dos clientes.
Assim, neste texto vamos abordar o que é uma gestão ágil, qual o papel do agilista na gestão ágil, por que um agilista é importante, quais os papéis exercidos por ele na empresa e também como identificar um bom agilista. Acompanhe a leitura!
O que é uma gestão ágil?
Muito se fala no mercado sobre agilidade por ser um tema em evidência nos últimos anos mas, por vezes, se distorce o que é de fato ter uma gestão ágil.
Uma gestão ágil tem por missão entregar mais rápido, porém, isso não quer dizer necessariamente entregar em maior quantidade, mas sim entregar valor mais rapidamente.
O conceito de valor, nesse caso, diz respeito a estar atento ao mercado, aos feedbacks dos clientes e a novas soluções que possam agregar valor ao produto e, então, ter um planejamento em constante evolução, respondendo rapidamente a mudanças ao invés de prender-se a um plano e segui-lo. Em outras palavras, consiste em entender e entregar o que o mercado demanda como necessidade naquele momento, adaptando-se ao novo e ajustando planos à nova realidade.
A gestão ágil se utiliza do ciclo PDCA para promover a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços. O nome PDCA é uma sigla em inglês para Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Act (agir), que são as etapas do ciclo. As etapas do ciclo PDCA são as seguintes:
- Planejar (Plan): Nesta fase, define-se o objetivo a ser alcançado, as ações necessárias para atingir esse objetivo, os recursos necessários e as métricas que serão utilizadas para avaliar o progresso. É importante definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.
- Fazer (Do): Nesta fase, as ações planejadas são implementadas e executadas. É importante que a execução seja feita de forma consistente e seguindo as etapas do plano.
- Verificar (Check): Nesta fase, é feita uma avaliação dos resultados obtidos na fase anterior. São comparados os resultados com as metas estabelecidas na fase de planejamento e são identificados os pontos fortes e os pontos fracos da execução. Se houver desvios significativos, é necessário voltar para a fase de planejamento para fazer ajustes e melhorias.
- Agir (Act): Nesta fase, com base nas conclusões da fase de verificação, são implementadas as ações necessárias para corrigir desvios e melhorar o processo. É importante documentar as lições aprendidas e implementar melhorias de forma sistemática.
O ciclo PDCA é uma metodologia iterativa e contínua, ou seja, uma vez concluída a etapa de “agir”, o processo volta para a fase de planejamento e reinicia o ciclo. Isso permite que as melhorias sejam feitas de forma contínua e consistente, garantindo a eficácia e eficiência dos processos ao longo do tempo.
Além disso, como o planejamento é constantemente revisado com base na verificação e ação, esse planejamento é constantemente atualizado, visando evoluir seu produto com base nas ações tomadas e nas dinâmicas apresentadas pelo mercado.
Qual o papel do agilista na gestão ágil?
Para responder à pergunta, podemos dizer que o agilista é o responsável na organização (ou na equipe ágil) por disseminar os princípios ágeis, a fim de que eles sejam seguidos em busca de resultados de sucesso para o produto.
Nas seções anteriores foram citados o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software e o ciclo PDCA, e são nesses princípios que está inserido o papel do agilista: atuar como um facilitador e guia para as equipes e organizações que estão adotando a abordagem ágil.
O agilista é um especialista em metodologias ágeis e tem como objetivo ajudar as equipes e organizações a aplicar as práticas ágeis de forma eficaz, aprimorando a qualidade dos produtos ou serviços, a satisfação do cliente e a eficiência do processo de desenvolvimento.
Esse papel deve ter habilidades de comunicação, liderança e negociação, além de um profundo conhecimento sobre as práticas ágeis e suas aplicações. O profissional deve ser capaz de adaptar as práticas ágeis às necessidades específicas da equipe e da organização, bem como ajudar a identificar as melhores práticas para atingir os objetivos desejados.
Para isso, diversos frameworks ou metodologias (conjunto de diretrizes, regras e boas práticas) podem servir de apoio, tais como o Scrum e o Kanban, sendo que eles devem ser escolhidos segundo a realidade de cada organização, projeto ou equipe, cabendo ao agilista auxiliar na identificação de qual utilizar.
Por que um agilista é importante e quais os papéis exercidos por ele dentro da empresa?
O agilista desempenha um papel fundamental no sucesso de uma equipe ágil. Ele ou ela é responsável por orientar, facilitar e apoiar a equipe na adoção e implementação das práticas ágeis. Entre as principais atribuições do agilista, pode-se citar:
- Ajudar a equipe a se adaptar às mudanças: auxiliar a equipe a lidar com as mudanças de requisitos do cliente, mudanças no ambiente de mercado, ou outras mudanças que possam surgir durante o ciclo de desenvolvimento.
- Focar na entrega de valor: auxiliar a equipe a manter o foco na entrega de valor para o cliente, identificando as necessidades do cliente, priorizando o backlog de desenvolvimento (em conjunto com os donos do produto) e maximizando o valor entregue a cada iteração do ciclo de desenvolvimento.
- Promover a colaboração e a comunicação: ajudar a equipe a promover a colaboração e a comunicação, o que é essencial para o sucesso da abordagem ágil. Garantir que a equipe trabalhe junta e de forma mais eficaz, identificando e resolvendo conflitos, incentivando a troca de ideias e a melhoria contínua.
- Estimular a melhoria contínua: Ajudar a equipe a estimular a melhoria contínua do processo de desenvolvimento por meio da periódica revisão dos processos em conjunto, a fim de implementar práticas e processos que possam melhorar a eficiência e qualidade do que é produzido.
- Proporcionar feedback: Fornecer feedback valioso à equipe, ajudando-a a identificar áreas de melhoria e a implementar as mudanças necessárias.
Em resumo, o agilista é fundamental para ajudar a equipe a manter-se ágil, adaptável e focada na entrega de valor para o cliente, auxiliando a equipe a identificar e superar obstáculos, promovendo a colaboração, comunicação e melhoria contínua.
Como identificar um bom agilista?
A seleção de um bom agilista se dá por meio de um bom levantamento de mercado e de entrevistas técnicas, que ajudarão a entender as capacitações dos profissionais, não só técnicas como comportamentais.
O agilista precisa ser uma pessoa apaixonada por resolver problemas, alguém que busque eficiência nas práticas da organização e também muito organizado, já que vai atuar como guardião de processos do(s) time(s) que estiver atuando.
Assim, deve ter habilidades de comunicação, liderança e negociação, além de um profundo conhecimento sobre as práticas ágeis e suas aplicações. Ele deve ser capaz de adaptar as práticas ágeis às necessidades específicas da equipe e da organização, bem como ajudar a identificar as melhores práticas para atingir os objetivos desejados.
Além de avaliar os certificados e os cursos existentes, vale a pena fazer algumas perguntas úteis, tais como:
- Qual o propósito de ser ágil?;
- Como você caracterizaria o seu papel como agilista?;
- Como você organiza e gerencia a colaboração entre a equipe e os stakeholders?;
- Como lidar com um atraso significativo em alguma funcionalidade e a consequente cobrança dos stakeholders pela sua entrega?;
- Como você lida com bugs e débito técnico em comparação com as novas funcionalidades no dia a dia?
Você também pode facilitar o processo de contratação contando com o suporte de uma consultoria especializada. Dessa forma, você tem todos os profissionais de que precisa para encontrar as melhores alternativas para o seu negócio.
Tudo isso ajudará a extrair o máximo do papel do agilista, a fim de potencializar o seu negócio. Além disso, terá eficiência nos processos e vários outros resultados positivos, que impactarão os seus clientes e outros stakeholders.
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