
Ao passo que acontece a evolução da tecnologia, as táticas para recrutar também precisam evoluir. É importante saber alguns métodos que facilitam as contratações dos melhores profissionais de TI, de modo a certificar o desenvolvimento tecnológico da própria organização.
O sucesso empresarial de qualquer ramo depende da TI, atualmente. Este artigo lista 5 dicas para reduzir os erros no recrutamento destes colaboradores que podem custar caro.
Passo a passo para contratar profissionais de TI
Podemos incentivar a participação dos candidatos com materiais, depoimentos, desafios e dados da instituição. Veja agora as 5 etapas para um recrutamento e seleção efetivos:
1 – Entender quais as necessidades da organização
Conhecer as exigências do posto de trabalho é um passo crucial para a definição do perfil desejado. Naturalmente precisamos levar em conta atributos como conhecimentos técnicos para saber se vale empregar um profissional júnior ou sênior.
Mesmo se o seu negócio não envolver tecnologia como o produto principal, uma hora ou outra será imprescindível criar banco de dados, sites, softwares, apps mobile, entre outras tecnologias.
Portanto, direcione a inteligência do RH de acordo com a procura do momento. Por exemplo, o time de Recursos Humanos da empresa deve possuir uma determinada expertise para que haja uma contratação do perfil desejado, de acordo com as skills solicitadas. Para uma maior assertividade o RH pode contar com o apoio da equipe técnica para trazer uma melhor visão sobre as habilidades do perfil em avaliação.
2- Construir job description
De fato, analisar os currículos considerando as demandas corporativas é demorado. Contudo, uma vez que a job description seja efetiva, esta etapa pode ter um bom ganho de tempo.
Aliás, é fundamental formar parcerias entre times de RH, business e outras áreas para compreender as habilidades desejadas. Vale a pena desenvolver um planejamento interno para saber o que deve ser atendido pelo colaborador.
Durante esta etapa é essencial um suporte do tech recruiter. Este líder atua como especialista em recrutar para o setor de TI. Assim, além de atrativa, a vaga vai corresponder às verdadeiras urgências da empresa.
3 – Saber quais aspectos avaliar no perfil dos profissionais de TI
Raciocínio analítico, engenharia de software e conhecimentos técnicos conforme a área exigida pela vaga. Esses são certos pontos a considerar durante o processo seletivo para profissionais de TI.
Além disso, a atenção do recrutador tem de estar em quesitos como:
- autodidatismo;
- experiências em outros projetos;
- formação acadêmica e extracurricular;
- níveis de criatividade para resolver os problemas apresentados nos testes práticos;
- personalidade;
- vontade de aprender coisas novas.
4 – Especializar o RHTech
Quando se pensa em profissões do futuro, quase todas se relacionam com a Tecnologia da Informação. Essa realidade justifica o motivo de haver um crescente movimento de gestores que criam RH especialista em TI.
Um caminho inicial é estimular a participação em cursos de recrutamento com foco no mercado de tecnologia. Na atualidade há diversas opções que abordam o tema e são acessíveis.
O RH com mindset tech sabe que é preciso estar antenado com as mudanças das linguagens de programação. Por exemplo: Java, JavaScript, Node.js, PHP, C#, entre outras.
Os recrutadores que obtêm destaque estão atualizados com as novidades techs. A constante atualização contribui para agregar efetividade nas entrevistas que envolvem cargos tecnológicos.
O déficit de profissionais de TI tem chances de chegar a meio milhão até 2025, segundo mostra a FGV. Sendo assim, além de recrutar, o RHTech necessita reter os talentos contratados.
5 – Conhecer o modelo Outsourcing
Na prática, desenvolver um RH Tech exige muito tempo e dinheiro. Com a rápida velocidade da tecnologia, muitas instituições não têm recursos para capacitar o time rapidamente. Para estes e muitos outros casos uma alternativa confiável é o modelo outsourcing.
Em síntese, outsourcing é um termo que significa a terceirização do desenvolvimento tecnológico e da gestão de TI. Bem executado, este serviço gera menos custos e mais benefícios financeiros.
Afinal, ao terceirizar não pagamos o alto custo de manter um time de TI próprio, sempre atualizado com as últimas inovações tecnológicas.
Entre os benefícios do outsourcing TI estão:
- alta disponibilidade;
- equipes muito bem treinadas e atualizadas;
- foco nos usuários;
- menos custos;
- serviços sob demanda.
No Brasil, a Tokenlab é uma marca que se destaca em fornecer outsourcing de TI. Somos especialistas em transformação digital, e fazemos isso para qualquer segmento de negócio.
Desenvolvimento web e mobile, cloud, IoT e arquitetura de software são algumas competências da Tokenlab. A empresa contribui com soluções digitais para clientes inovarem nos diferentes ramos produtivos comerciais ou industriais.
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