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Profissionais de TI: 5 passos para contratar os melhores

Ao passo que acontece a evolução da tecnologia, as táticas para recrutar também precisam evoluir. É importante saber alguns métodos que facilitam as contratações dos melhores profissionais de TI, de modo a certificar o desenvolvimento tecnológico da própria organização.

O sucesso empresarial de qualquer ramo depende da TI, atualmente. Este artigo lista 5 dicas para reduzir os erros no recrutamento destes colaboradores que podem custar caro.

Passo a passo para contratar profissionais de TI

Podemos incentivar a participação dos candidatos com materiais, depoimentos, desafios e dados da instituição. Veja agora as 5 etapas para um recrutamento e seleção efetivos:

1 – Entender quais as necessidades da organização

Conhecer as exigências do posto de trabalho é um passo crucial para a definição do perfil desejado. Naturalmente precisamos levar em conta atributos como conhecimentos técnicos para saber se vale empregar um profissional júnior ou sênior.

Mesmo se o seu negócio não envolver tecnologia como o produto principal, uma hora ou outra será imprescindível criar banco de dados, sites, softwares, apps mobile, entre outras tecnologias.

Portanto, direcione a inteligência do RH de acordo com a procura do momento. Por exemplo, o time de Recursos Humanos da empresa deve possuir uma determinada expertise para que haja uma contratação do perfil desejado, de acordo com as skills solicitadas. Para uma maior assertividade o RH pode contar com o apoio da equipe técnica para trazer uma melhor visão sobre as habilidades do perfil em avaliação.

2- Construir job description

De fato, analisar os currículos considerando as demandas corporativas é demorado. Contudo, uma vez que a job description seja efetiva, esta etapa pode ter um bom ganho de tempo.

Aliás, é fundamental formar parcerias entre times de RH, business e outras áreas para compreender as habilidades desejadas. Vale a pena desenvolver um planejamento interno para saber o que deve ser atendido pelo colaborador.

Durante esta etapa é essencial um suporte do tech recruiter. Este líder atua como especialista em recrutar para o setor de TI. Assim, além de atrativa, a vaga vai corresponder às verdadeiras urgências da empresa.

3 – Saber quais aspectos avaliar no perfil dos profissionais de TI

Raciocínio analítico, engenharia de software e conhecimentos técnicos conforme a área exigida pela vaga. Esses são certos pontos a considerar durante o processo seletivo para profissionais de TI.

Além disso, a atenção do recrutador tem de estar em quesitos como:

  • autodidatismo;
  • experiências em outros projetos;
  • formação acadêmica e extracurricular;
  • níveis de criatividade para resolver os problemas apresentados nos testes práticos;
  • personalidade;
  • vontade de aprender coisas novas.

4 – Especializar o RHTech

Quando se pensa em profissões do futuro, quase todas se relacionam com a Tecnologia da Informação. Essa realidade justifica o motivo de haver um crescente movimento de gestores que criam RH especialista em TI.

Um caminho inicial é estimular a participação em cursos de recrutamento com foco no mercado de tecnologia. Na atualidade há diversas opções que abordam o tema e são acessíveis.

O RH com mindset tech sabe que é preciso estar antenado com as mudanças das linguagens de programação. Por exemplo: Java, JavaScript, Node.js, PHP, C#, entre outras.

Os recrutadores que obtêm destaque estão atualizados com as novidades techs. A constante atualização contribui para agregar efetividade nas entrevistas que envolvem cargos tecnológicos.

O déficit de profissionais de TI tem chances de chegar a meio milhão até 2025, segundo mostra a FGV. Sendo assim, além de recrutar, o RHTech necessita reter os talentos contratados.

5 – Conhecer o modelo Outsourcing

Na prática, desenvolver um RH Tech exige muito tempo e dinheiro. Com a rápida velocidade da tecnologia, muitas instituições não têm recursos para capacitar o time rapidamente. Para estes e muitos outros casos uma alternativa confiável é o modelo outsourcing.

Em síntese, outsourcing é um termo que significa a terceirização do desenvolvimento tecnológico e da gestão de TI. Bem executado, este serviço gera menos custos e mais benefícios financeiros.

Afinal, ao terceirizar não pagamos o alto custo de manter um time de TI próprio, sempre atualizado com as últimas inovações tecnológicas.

Entre os benefícios do outsourcing TI estão:

  • alta disponibilidade;
  • equipes muito bem treinadas e atualizadas;
  • foco nos usuários;
  • menos custos;
  • serviços sob demanda.

No Brasil, a Tokenlab é uma marca que se destaca em fornecer outsourcing de TI. Somos especialistas em transformação digital, e fazemos isso para qualquer segmento de negócio.

Desenvolvimento web e mobile, cloud, IoT e arquitetura de software são algumas competências da Tokenlab. A empresa contribui com soluções digitais para clientes inovarem nos diferentes ramos produtivos comerciais ou industriais.

Acesse a página da Tokenlab e veja como os melhores profissionais de TI podem auxiliar o seu negócio com uma metodologia ágil.